Uma das partes mais antecipadas na produção editorial é como criar a capa de um livro. Afinal, a capa coroa todo o processo de pesquisa, reflexão e escrita. Ela dá luz e forma a todo aquele conteúdo.
Agora, há um aspecto muito importante por trás da capa de um livro, e que é ignorado por grande parte dos escritores. Seja você um autor publicando através de uma editora, ou percorrendo o caminho da autopublicação, este artigo poderá te ajudar.
Você sabe qual a diferença entre uma capa de livro boa e uma capa vendedora? Pois é… pode parecer contraintuitivo, mas uma capa boa não é necessariamente uma capa vendedora.
Qual a importância da capa de um livro?
Nós somos ensinados a não julgar um livro pela capa. Mas quando você escreve um livro, não se engane.
A capa de um livro tem um único e grandioso propósito: vender.
Muitos autores acreditam que a capa precisa passar um conceito, um resumo do livro ou ainda transmitir a essência da história. Tudo isso pode ser verdade, mas a venda vem sempre em primeiro lugar.
A capa é o primeiro contato de um leitor com o livro . Se ela não chamar a atenção dele, é bem provável que ele passe direto por sua obra
E como você pretende vender muitos livros se o seu leitor sequer pega seu livro na mão?
Jornada do leitor:
- Entra na livraria
- Decide qual seção quer explorar
- Escolhe uma mesa ou estante
- Passa os olhos pelas capas
- Escolhe qual livro quer conhecer mais detalhadamente
- Pega o livro nas mãos, lê o verso ou dá uma folheada no interior
- Decide se leva aquele livro ou se o devolve à mesa e procura o próximo.
Por isso, a capa é um dos principais fatores de sucesso de um livro.
A diferença entre uma capa boa e uma capa vendedora
Pouquíssima gente sabe disso, mas a minha primeira formação é em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Então, quando cheguei na minha faculdade de Publicidade e Marketing, foi um choque. Toda a lógica e pragmatismo do meu “eu programadora” foram confrontados com a subjetividade e o lirismo da comunicação. Eu precisei aprender a mudar a minha perspectiva para me adaptar àquela nova experiência.
Por que eu estou te contando isso? Porque o “bom” é relativo. O “bom” para um programador é bem diferente do “bom” para um publicitário.
O que é bom para você pode não ser bom para mim. Uma pessoa visual tem uma interpretação de capa completamente diferente de uma pessoa auditiva ou cinestésica.
Uma capa “vendedora” precisa ter um lado lógico, programador, e um lado artístico e criativo. Há sim espaço para a criatividade, mas ela deve ser aplicada em função da mensagem que você quer passar. Veja a seguir como chegar a essa combinação.
5 dicas para ter uma capa boa, bonita e vendedora:
Dá uma olhada nas capas dos livros mais vendidos de 2023, de acordo com o Estadão.
1. Ela é feita por um designer profissional
De preferência um capista ou um designer editorial. Aqui não é a hora de tentar economizar ou dar um jeitinho. Capa feita profissionalmente é pré-requisito obrigatório para um livro de sucesso.
Há diversas ferramentas que você pode usar para fazer a sua capa, como o Canva ou até mesmo o Photoshop. E se você domina essas ferramentas, ótimo. Isso poderá ser muito vantajoso na hora de criar banners e posts para a divulgação do seu livro.
Mas quando o assunto é a capa do seu livro, confie em mim: contrate um profissional para fazer isso.
2. Ela é harmônica
Uma das vantagens de contratar um capista é que ele já tem o olhar treinado para criar harmonia na capa.
Quando o leitor bate o olho na capa, ele precisa assimilar o que está acontecendo. Na verdade, quando passa os olhos pela estante, ele tem menos de 1 segundo para ver sua capa e decidir saber mais sobre o seu livro ou passar para o próximo
Por isso, os elementos da sua capa precisam estar em harmonia, bem enquadrados e interagindo de forma correta.
3. Ela tenta passar apenas 1 informação
Não adianta tentar resumir todo o conceito ou história do seu livro em 1 imagem. Você precisa escolher qual mensagem você quer passar e tentar ser o mais didático possível.
Uma capa precisa criar curiosidade no leitor. Quando tentamos inserir muitos conceitos e ideias nessa capa, ela pode ter o efeito inverso e causar nele confusão.
4. O design dela conduz o olhar do leitor
Quando você olha uma capa, qual a primeira coisa que você vê? E a segunda? Dependendo de como o design foi feito, uma ilustração pode chamar mais a atenção do que o título, ou, em alguns casos, o nome do autor pode estar mais evidente que o título. Não há ordem certa, mas o design precisa ser consciente e conferir o devido valor a cada elemento.
5. O título e o subtítulo são legíveis
Parece óbvio, mas muitos escritores e designers se deixam levar pela criatividade. Certifique-se de que a porção textual da sua capa não está com muitos efeitos ou coberta por outros elementos.
Uma capa vendedora vai ajudar seu livro a chamar mais atenção em uma livraria e a ganhar mais cliques em uma loja digital. E só assim, sua obra poderá chegar nas mãos do seu leitor.