Como divulgar um livro

Saiba quais são as fases de lançamento e o que fazer para que a divulgação do seu livro seja um verdadeiro sucesso!
Aprenda estratégias comprovadas por centenas de Best-Sellers

Quando falamos sobre como divulgar um livro, tem uma pergunta que escuto com muita frequência dos autores. A questão é: “Quando devo começar essa divulgação?”. Bom, saiba que há resposta melhor para isso do que: “ONTEM”.

Isso mesmo! Quanto mais cedo você começar a divulgar um livro, mais tempo e oportunidades terá para ampliar a sua audiência e construir a sua plataforma de autor. Lembre-se de que conectar-se com pessoas leva tempo.

Talvez você esteja se perguntando como é possível divulgar um livro que (ainda) não existe. Mas a verdade é que, a partir do momento que a ideia da obra nasce, você já tem um livro em andamento e, portanto, já pode começar a divulgá-lo.

E como organização uma boa divulgação? Tendo um cronograma estratégico de lançamento. Por isso, neste artigo, vou lhe ensinar a estruturar o seu da maneira correta. Então, vamos começar?


O que você precisa saber sobre como divulgar um livro


Em geral, o lançamento de um livro é dividido em duas etapas: antes e depois do lançamento.

Essa é a forma mais comum de dividir o cronograma de um livro.

No entanto, adquiri um conhecimento muito importante durante a minha experiência em mais de quatrocentos lançamentos. As coisas tendem a funcionar melhor de uma outra forma..

Gosto de fatiar o cronograma em mais fases para que ele seja mais objetivo e proporcione assertividade no trabalho. Quando fazemos essa divisão detalhada, entendemos melhor cada etapa, visualizamos os objetivos e ações que devem ser realizadas para reforçar a autoridade do autor e criar uma rede forte de vendas.

Eu chamo esse processo de como divulgar um livro de Cronograma de Gestação e Crescimento Estruturado. E agora vou compartilhar esse método com você.


Por dentro do Cronograma de Gestação e Crescimento Estruturado


Todo lançamento de livro tem uma linha do tempo e, como expliquei, é comum que ele seja dividido em antes e depois da publicação. No entanto, o processo de divulgação e de venda é bastante específico, concorda? Essa estruturação em duas etapas acaba generalizando e tirando a força do trabalho que será desenvolvido. Portanto, precisamos olhar mais de perto.

O ciclo de vida de um livro precisa ser muito bem estruturado para que ele dê certo. Durante o lançamento, existem ações que devem estar encaixadas, tudo funcionando no lugar certinho. Porque, se não estiverem, é possível que todos os esforços sejam em vão – e ninguém quer nadar e morrer na praia, não é?

O Cronograma de Gestação e Crescimento Estruturado tem esse nome porque enxergo a divulgação do livro parecida com uma gestação. Quando uma mulher engravida, ela passa por três trimestres até ganhar o bebê e, na sequência, tem que encarar novos desafios que a maternidade apresenta.

A “gestação” da obra também vai seguir uma ideia parecida, e o processo de divulgação deve ser dividido em quatro partes:

  • Pré-lançamento;
  • Pré-venda;
  • Lançamento;
  • Pós-lançamento.

A partir do momento que a ideia do livro nasce na sua cabeça, já existe um produto a ser lançado. Com isso, você já tem um ponto de partida para divulgar um livro.


Entenda as quatro fases do lançamento


O seu cronograma de lançamento vai começar a criar corpo agora. Vamos analisar cada uma das etapas desse processo de maneira detalhada, e vou apresentar ações que devem ser realizadas por você.

Cronograma de lançamento de um livro no Método The Book Business
No Método The Book Business, é dessa forma que construirmos o cronograma de um livro.

Pré-lançamento

Existe uma frase no mundo dos esportes que descreve bem essa jornada que o autor e o livro terão: “treino fácil, jogo duro. Treino duro, jogo fácil”. Ou seja, quanto mais preparado você estiver para determinada ação, mais simples será a execução dela. Essa é a melhor forma de descrever a etapa de pré-lançamento na divulgação de um livro.

No universo editorial, o pré-lançamento, normalmente, é o período entre a decisão da escrita e a pré-venda. Por isso, assim que o autor dá o pontapé inicial e decide escrever o livro, ele já deve começar a divulgá-lo.

Dentre as fases, essa é a que costuma levar mais tempo, justamente por envolver toda a etapa de pesquisa, estudo e escrita da obra em si. Não tenha pressa, mas também não deixe sempre para amanhã, monte o seu cronograma de escrita também!

Ainda utilizando a linguagem esportiva, se você focar na preparação, na hora do lançamento terá muito mais clareza do jogo. Você vai ver que divulgar um livro está mais relacionado às jogadas ensaiadas na fase de pré-lançamento. São elas que farão a sua partida ser extremamente vitoriosa no futuro. 

Nessa fase, eu gosto de aplicar técnicas de soft marketing que, basicamente, são “vender sem vender”. É falar sobre o livro e torná-lo palpável para a sua audiência, inseri-los no seu mundo.

Então, no pré-lançamento, você vai dividir com a sua audiência toda a jornada do ciclo de vida do livro. Mostre por que decidiu escrever, quando assinar o contrato, as noites em claro fazendo pesquisas, quando terminar a escrita. Assim, você fará a sua audiência se sentir parte da narrativa e vai criar uma torcida que deseja ver o livro nascer.

Para essa etapa, você pode adotar algumas ações cruciais:

  • Criar conteúdos para dividir a sua jornada de escrita, apontando os eventos e cursos dos quais participa, leituras que realiza para a produção, entre outras ações. Acho legal a ideia de permitir que o público interaja nesses conteúdos, como abrir enquetes para a escolha da capa;
  • Contratar uma assessoria de imprensa para deixar você mais presente na mídia, enviando o livro e textos sobre ele para jornais e revistas;
  • Montar o seu grupo de lançamento;
  • Contatar outros escritores e influenciadores que podem ajudar na divulgação do livro.

Essas são só alguns exemplos, pois existe uma infinidade de possibilidades para você divulgar um livro na fase de pré-lançamento. Mas o que considero mais importante aqui é determinar prazos e datas para as próximas etapas.

A etapa do pré-lançamento é quando você consegue visualizar as próximas datas do seu cronograma. Assim, poderá planejar suas ações de acordo com cada fase.

Ao fazer isso, saiba que o ideal é que você tenha ao menos três meses de pré-lançamento. E lembre-se também de que a definição do cronograma do livro é feita com a editora, caso você tenha uma.

Pré-venda

Outra etapa para divulgar um livro é a pré-venda. Essa fase é o período entre você ter um link para a venda e a data oficial de lançamento da obra.

Aqui entra uma questão que confunde os escritores: a diferença entre o evento de lançamento e a data oficial de lançamento.

O evento é a festa, a comemoração daquela conquista. Já a data oficial é o dia escolhido pela editora ou pelo escritor para que o livro esteja disponível nos estoques de lojas físicas e plataformas virtuais. Caso você esteja se autopublicando, essa é a data que você insere no cadastro das plataformas das livrarias como a “data do lançamento”. É quando os leitores poderão efetivamente comprar ou encomendar a obra.

Fazendo um novo paralelo à gestação, que dá nome ao nosso processo de criação do cronograma, a data oficial é o nascimento, e o evento é o batizado.

A partir do momento que você tem tudo em mãos – capa pronta, título definido, sinopse revisada, preço estipulado, ISBN emitido, especificações fechadas –, já dá para fazer o cadastro para a pré-venda nas livrarias.

A etapa de pré-venda é extremamente importante por questões estratégicas. O resultado dela é um termômetro de lançamento do seu livro. Uma boa pré-venda proporcionará mais espaço e visibilidade dentro das lojas, mostrando que a publicação tem potencial.

Usando mais uma analogia esportiva, quando um nadador salta na piscina, esse salto inicial define se ele irá bem ou não na prova. A largada em uma prova de natação tem o poder de diminuir ou aumentar drasticamente as chances de sucesso do competidor, sabia disso?

Aqui é a hora do tudo ou nada. Então, ao entrar nessa fase, esteja 110% focado em todas as ações que precisa executar. Por falar nisso, boas práticas para realizar são:

  • Articular parcerias e acionar contatos de divulgação;
  • Oferecer alguns pacotes de livros para dar um gás inicial nas vendas;
  • Participar de entrevistas, lives e outros formatos de conteúdo que ajudam na divulgação do livro;
  • Não focar apenas em conteúdo de compra, mas usar outros gatilhos, como prova social, por exemplo. Disponibilizar depoimentos, fotos de pessoas que estão comprando, unboxing e matérias que saíram sobre o livro é um excelente caminho.

O objetivo de um escritor durante a pré-venda é acumular o máximo possível de vendas, para que a editora e as livrarias notem o livro e percebam o potencial dele. Com isso, a probabilidade de elas investirem mais energia e trabalho na obra também aumenta.

A editora, por exemplo, pode aumentar a quantidade de livros impressos e até mesmo o orçamento interno para o seu livro. As livrarias podem colocar seu livro em destaque em vitrines ou em suas campanhas de e-mail marketing.

Depois, com a pré-venda encerrada é hora da terceira fase do cronograma: o lançamento.

Lançamento

Lembra-se da data oficial de lançamento que mencionei? Ela é o start para essa nova fase, que deve durar cerca de três meses. Aqui você terá duas missões bem importantes.

A primeira é mostrar que o livro nasceu, divulgar que ele está disponível nas lojas, mostrar ele nas suas mãos, sabe? Mostrar que ele é real, que o seu projeto se concretizou. Você também pode divulgar as fotos de outras pessoas com o livro, depoimentos recebidos e alguns detalhes do conteúdo interno.

Já a segunda missão é ajudar outras pessoas a descobrirem o seu livro. Isso geralmente é feito pela indicação dos leitores, influenciadores e até mesmo pessoas do seu ciclo social. Novo leitores serão alcançados nessa fase.

Pode ser que o ritmo de vendas aqui não seja o mesmo da pré-venda, que é muito difícil de ser mantido. Mas não se desanime! O importante nessa etapa é que as vendas tenham um giro semanal, pelo menos, para não desacelerar a divulgação.

E como fazer isso? Bom, você pode apostar nessas ações a seguir:

  • Enviar livros para influenciadores o quanto antes;
  • Fazer o seu evento de lançamento pelo menos duas ou três semanas após a data oficial;
  • Incentivar que os leitores avaliem o livro na Amazon. É importante ter ao menos trinta avaliações no primeiro mês do livro;
  • Nas suas redes, de cada cinco conteúdos publicados, de três a quatro devem ser sobre o livro. Mas não sature o público com conteúdo agressivo de vendas, hein? Lembre-se da dica que entreguei no pré-lançamento e replique aqui também. Venda com sutileza.

Agora que o livro nasceu, a fase de gestação fica para trás e ela dá lugar a novos desafios que surgem após o lançamento. Então vamos ver como ter um crescimento estruturado?

Pós-lançamento

Como divulgar um livro envolve várias fases, e elas não terminam com o lançamento.

Nunca se esqueça: Um autor nunca pode parar de divulgar o seu trabalho. Ele precisa estar sempre plantando sementes, arrecadando mais torcedores. Um livro que explode é o que está na boca e na mente dos leitores. Mas esse efeito só acontece depois que muitas pessoas foram impactadas pelo livro, e quando esses leitores decidem, por livre e espontânea vontade, indicar a obra.

A etapa do pós-lançamento ocorre alguns meses depois de o livro chegar às lojas, e a principal missão do escritor é mantê-lo vivo. Aqui você vai precisar repostar avaliações dos leitores e ampliar o networking, basicamente.

O livro já está nas lojas, as pessoas estão comprando e indicando a outros leitores, então você precisa que ele continue alcançando audiência. Se a obra não for procurada nas livrarias, os gerentes das lojas vão solicitar que ele seja devolvido aos estoques.

Nessa fase, portanto, foque em fortalecer a sua presença como figura-chave para a imagem do livro. Ações que eu recomendo são:

  • Participar de encontros literários, eventos e palestras;
  • Enviar o livro para novos influenciadores;
  • Continuar incentivando as avaliações na Amazon e as parcerias com outros escritores;
  • Inscrever a obra em premiações e concursos literários.

É o momento também de atrelar seu livro a datas sazonais, para que ele seja uma opção de presente. Isso pode ser feito através da presença digital, com o livro aparecendo em pautas da imprensa, temas de lives e outros formatos de conteúdos.

Eu já disse, mas vou repetir, pois esse é o principal recado: um escritor nunca pode parar de ampliar sua rede. Isso significa que, além de manter o livro vivo, de buscar novos leitores, é hora também de começar a pensar nos próximos projetos.

Se você é um escritor de ficção, por exemplo, no pós-lançamento precisa seriamente começar a planejar o próximo título. Um escritor de ficção precisa manter um ritmo constante de lançamentos, mas que respeite o intervalo de pelo menos um ano entre cada livro.

Se você é um escritor de não ficção, precisa organizar como o livro se conectará com seus demais produtos ou serviços, para que ele gere mais oportunidades de negócio para você. Assim, é possível criar um ciclo que se retroalimenta.

Seu cronograma termina aqui! E agora que já sabe como divulgar um livro, é hora de colocar tudo o que aprendeu em prática. Então, mãos à obra!

Para te ajudar, eu montei um infográfico que contém as fases de divulgação e editoriais de um livro, para te guiar por este processo de lançamento. Clique aqui para acessar o cronograma. Esta aula no meu canal do youtube também pode te ajudar.

Aprenda GRATUITAMENTE, estratégias comprovadas por centenas de Best-Sellers nacionais e internacionais, que não só fazem o seu livro alcançar milhares de leitores, mas também aumentam significantemente sua autoridade no mercado em que atua.

LIVES, Toda Quarta-Feira,
sempre às 20h, sempre no Instagram 

Aqui embaixo tem coisa boa.

Separei estes conteúdos aqui para você

© 2024 . The Book Business. Todos os direitos reservados.

Aviso Legal: “Nenhuma informação contida neste site deve ser interpretada como uma afirmação da obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho passado ou potencial de uma estratégia abordada no conteúdo não é, e não deve ser interpretada como uma recomendação ou como garantia de qualquer resultado específico.”